A Associação Movimento João de Barro - MJB, é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público - OSCIP, a nível federal, com titulação também de Organização Social – OS, a nível estadual (Bahia), sem fins lucrativos, apartidária, sediada em Salvador, Bahia, fundada em 1990, formada por profissionais liberais e multidisciplinares (agronomia, administração, advocacia, economia, engenharia, psicologia, dentre outros) com o objetivo de promover, apoiar, elaborar, coordenar e executar projetos e ações voltados para o desenvolvimento local sustentável.
 
O MJB concentra suas atenções e esforços em comunidades excluídas e pequenas organizações compostas principalmente por pessoas de baixa renda e escolaridade, envolvendo os segmentos da pesca artesanal, artesanato, aquicultura e agricultura familiar, e outros, focando principalmente em temas como cultura da cooperação, associativismo, cooperativismo, empreendedorismo social, economia solidária, economia criativa e meio ambiente.
 
Até 2020, ser uma organização referência, reconhecida nacional e internacionalmente pela efetividade de suas parcerias, de sua metodologia de gestão social, pelas posturas éticas, pela qualidade profissional e pela contribuição para o desenvolvimento e sustentabilidade de empreendedores, organizações e territórios, dentro e fora do Estado da Bahia.
 
 
Promover com qualidade e ética a formação de pessoas, organizações e redes focadas em processos participativos de gestão social, na direção do desenvolvimento territorial sustentável.
 
Na década de 90, o MJB desenvolveu metodologia própria para tratar do tema gestão associativa e desenvolvimento sustentável, tendo como base pedagógica o construtivismo e a teoria sócio crítica, que pode ser ilustrada sinteticamente, conforme imagem abaixo.

Um exemplo da utilização prática dessa metodologia está disponível na publicação ‘Gestão Associativa e Design Social no Polo da Palha do Licuri - Uma experiência sócio-produtiva-ambiental no semiárido baiano. Sistematização de Práticas Sociais’.